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A psicologia das cores na publicidade



As cores são uma das mais importantes e poderosas formas representativas do mundo utilizadas pelo ser humano. 

Desde a antiguidade até hoje, o homem utiliza as cores para expressar sua mensagem: da pintura do corpo para dizer que está em guerra até a bandeira branca que indica a paz. 

As cores são tão utilizadas que fazem parte da nossa vida até nas expressões mais comuns e usuais. Quando alguém está com receio de fazer algo, dizemos que ele “amarelou”. Quando uma pessoa é fanática pelo seu time o chamamos de “torcedor roxo”, e assim por diante.

Mas a relação entre o ser humano e as cores vai além, é muito mais complexa do que simplesmente passar mensagens de trânsito, por exemplo, com o vermelho, amarelo e o verde do semáforo.  

As cores exercem um papel psicológico importante. Elas são usadas para estimular, acalmar e despertar sensações. Por isso, é muito utilizada também na propaganda, atraindo o cliente, estimulando sua percepção e influenciando sua decisão de compra.

A chamada psicologia das cores é adotada pelas agências para ajudar a escolher as cores certas para apresentar uma marca, produto e mensagem da melhor maneira para o seu público-alvo.

São estratégias e técnicas baseadas em diversos estudos e pesquisas relacionadas à psicologia das cores e como elas podem contribuir para as marcas venderem mais. Para você ter uma ideia da importância da psicologia das cores na publicidade, veja estes dados:

  • 93% dos consumidores avaliam os produtos pelo aspecto visual;

  • 87% deles avaliam os produtos pela cor;

  • 40% das pessoas leem anúncios melhor em cores;

  • 2 em cada 3 consumidores dizem NÃO ao produto caso ele não tenha na sua cor favorita.

Estudos famosos classificam cada cor a significados diferentes, ligando-as a sentimentos universais, os quais a propaganda também busca despertar. Veja essa classificação a seguir:

Vermelho: raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência.

Rosa: amor, inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, charme, brincadeira, leveza, delicadeza, feminilidade.

Amarelo: sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, claridade, verão, desonestidade, covardia, traição, inveja, cobiça, engano, doença, perigo.

Laranja: humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, expansão, extravagância, excessivo, flamejante.


Verde: cura, calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, imutabilidade natureza, meio ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor, Primavera, generosidade, fertilidade, ciúme, inexperiência, inveja, imaturidade, destruição.

Azul: fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia, depressão.

Roxo/Violeta: erotismo, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensibilidade, intimidade.

Marrom: materialismo, excitação, terra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade.

Preto: não, poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, mal, tristeza, remorso, raiva

Branco: sim, proteção, amor, respeito, mesura, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilidade, casamento (culturas ocidentais), morte (culturas orientais), frio, clínico, estéril.

Prata: riqueza, glamour, fascínio, diferença, natural, liso, suave, macio, elegante, tecnológico.

Ouro: preciosidade, riqueza, extravagância, calor, riqueza, opulência, prosperidade, grandeza.

Quando for fazer a propagando do seu produto, lembre-se de levar em consideração a importância da psicologia das cores. Caso contrário, é provável que você fique “vermelho” de raiva com os resultados.

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